Blog

COMO VISITAR OS FERVEDOUROS DO JALAPÃO?

COMO VISITAR OS FERVEDOUROS DO JALAPÃO?

Categoria: Curiosidades

Os Fervedouros do Jalapão são pequenas massas de água, com fundo de areia. Nesses locais existem nascentes de água que geram o fenômeno da ressurgência. A pressão da água nascente na areia, deixam as pequenas partículas de areia em suspensão e é impossível afundar. É muito exclusivo viver essa experiência. A força desse fenômeno varia de fervedouro para fervedouro, bem como o tamanho e a tonalidade da água. Em comum eles tem o fato da água ser cristalina e o lugar ser rodeado de vegetação.

Como Chegar aos Fervedouros do Jalapão

Existem diversos fervedouros na região. Os principais fervedouros do Jalapão estão localizados entre Mateiros e São Felix. Sendo que existe uma grande concentração mais próximo de Mateiros e dois Fervedouros na cidade de São Félix.

Seguindo pela estrada que liga Mateiros a São Félix é possível observar diversas placas indicando a direção dos fervedouros do Jalapão.

Uma atenção especial deve ser dada ao sair dessa estrada principal. Nesse trecho a estrada é muito melhor que no trecho entre Ponte Alta e Mateiros, porém, os trechos entre a estrada e os fervedouros costumam ser de areia muito fina e fofa. O que dificulta consideravelmente o caminho se o carro não for 4x4.

fervedouros do jalapão

Mateiros

Saindo de Mateiros em direção a São Félix, após 14 km à esquerda você vai encontrar uma estrada de areia de 7 km até o Fervedouro Buriti. De lá, 1,5 km a frente está o Fervedouro do Rio Sono. 

Do fervedouro do Rio Sono, seguindo a estrada de areia por 4km você retornará a estrada de terra. Em menos de 500 metros você encontrará o Camping do Ceiça. Vire a esquerda e percorra 1 km até o Fervedouro do Ceiça das Bananeiras. O primeiro fervedouro a receber turistas na região.

De volta à estrada, seguindo por 7km, à esquerda da estrada você encontra o Fervedouro do Buritizinho. E há 500 metros do fervedouro Buritizinho está a entrada, à esquerda, para o fervedouro Encontro das Águas.

São Félix

Em São Félix existem dois famosos fervedouros. Para chegar a São Félix, você anda mais 30 km na direção norte até a Comunidade do Prata. De lá, o caminho passa a rumar para oeste por mais 20 km.

Já chegando em São Félix você encontrará uma placa e uma entrada à esquerda indicando o fervedouro Bela Vista. Para chegar ao Fervedouro Alecrim, siga até a praça de São Felix e conduza na direção sudoeste por 1,6 km.

 

 

Comentários