Blog

QUANDO VISITAR JERICOACOARA? COMO FAZ PRA CHEGAR LÁ? RESPONDEMOS TUDO NESSE ARTIGO SOBRE JERICOACOARA

QUANDO VISITAR JERICOACOARA? COMO FAZ PRA CHEGAR LÁ? RESPONDEMOS TUDO NESSE ARTIGO SOBRE JERICOACOARA

Categoria: Dicas de Viagem

Pode se chegar em Jericoacoara de quatro maneiras: de ônibus, de carro, de helicóptero e de avião, essa a última grande novidade no destino em 2017 e que deve aumentar ainda mais o fluxo de turistas na região. Jeri está a 300km da capital Fortaleza, no Ceará. O acesso melhorou muito nos últimos anos, com o primeiro trecho da viagem, e maior, de estrada pavimentada em ótimas condições, grande parte duplicada. Chegando em Jijoca de Jericoacoara, começa um segundo trecho com paralelepípedos até o Parque Nacional de Jericoacoara, com dunas, que leva até a vila de Jeri. Exatamente: uma parte do caminho até Jeri é feito pela areia. Isso, que pode ser visto como um empecilho para muitos, faz parte da graça e charme do local, tendo ajudado a preservar o destino e clima mais isolado de Jeri. Confira abaixo então em detalhes as maneiras de se chegar em Jericoacoara e escolha seu meio de transporte favorito para ir até esse paraíso:

OPÇÃO ÔNIBUS:

Essa é a maneira mais barata de se chegar em Jericoacoara e também a mais “perrengue”, já que são quase 8h de viagem no total de Fortaleza até Jeri, sendo cerca de 2h dessas numa jardineira “pau de arara” (ou seja, muito pula pula), depois que a estrada pavimentada de Fortaleza até Jeri acaba, a partir de Jijoca de Jericoacoara (veja no mapa acima). O ônibus deixa os passageiros num posto de gasolina em Jijoca e de lá saem as jardineiras para levar os passageiros na 2ª parte da viagem, finalmente até Jeri. A empresa que faz a viagem é a Fretcar e há ônibus que saem tanto direto do aeroporto de Fortaleza, como da rodoviária. As passagens podem ser compradas com antecedência no próprio site da empresa. Chegando em Jeri, outro “perrengue” de ir de ônibus é que você mesmo deve pegar sua mala e ir andando até seu hotel/pousada. Como todas as ruas de Jericoacoara são de areia, quem vai com mala de rodinha tem que carregar literalmente a mala nas costas, o que depois de 8h de viagem é mais um ponto negativo e de stress, que acaba não compensando, na nossa opinião, a inicial economia da passagem. Ou seja, se for de ônibus vá de mochila, bem leve de preferência.

CARRO:

Quem quiser ir de carro próprio, pode fazer o trecho Fortaleza-Jijoca de Jericoacoara. Chegando em Jijoca, pode deixar o carro num dos diversos estacionamentos da cidade e seguir de jardineira até Jericoacoara. Não é recomendado ir com carro próprio até Jeri, mesmo que 4×4, pois o trecho do Parque Nacional de Jericoacoara é totalmente de areia com muitas dunas, sendo que o caminho sempre está mudando, especialmente na época das chuvas, onde vão se formando lagoas. Para quem não sabe o caminho, a chance de atolar na areia é imensa, e lá, no meio do nada, o socorro pode demorar. Como dentro de Jeri não se pode andar de carro, acaba não valendo mesmo a pena ir por conta própria até Jeri. 

TRANSFER:

O jeito terrestre mais confortável atualmente de se chegar até Jericoacoara é indo de transfer. São diversas empresas turísticas que disponibilizam veículos 4×4 que te pegam em qualquer lugar de Fortaleza e deixam na porta do seu hotel/pousada em Jeri, valendo o mesmo para a volta. O trajeto no total, direto entre Fortaleza e Jericoacoara, dura por volta de 4h/4h30, incluindo uma parada no meio do caminho para comer, banheiro, etc. Existe uma outra opção chamada de “Jeri via Praia” que passa por diversas praias da costa oeste cearense, incluindo Lagoinha e Flecheiras até chegar em Jericoacoara. A viagem, que acaba levando 7h é bem mais cara que o transfer direto e por só passar superficialmente por essas praias acaba não compensando muito.

transfer jericoacoara

DE AVIÃO (NOVIDADE DE 2017):

Jericoacoara possui um aeroporto, localizado a 35 km do vilarejo, que até então só servia essencialmente helicópteros. Essa era a maneira até então que os ricos e famosos iam até Jeri, já que os preços do helicóptero são muito altos para a maioria das pessoas. Mas uma ótima notícia no final de 2016 promete facilitar (e muito!) o trajeto Fortaleza – Jericoacoara: a Azul Linhas Aéreas e a GOL pediram para a Anac autorização para voar até Jericoacoara, o que não existia até então! A Azul, tem dois voos até agora: um Recife – Jericoacoara, com 4 saídas semanais, e outro Campinas (Viracopos) – Jericoacoara, com 1 saída semanal aos sábados, a partir de 11 de Agosto/2017.

por do sol jericoacoara

MELHOR PERÍODO PARA VISITAR JERICOACOARA:

Jeri tem basicamente duas estações: o “verão”, de Julho a Janeiro, que traz a temporada dos ventos (motivo da vinda de milhares visitantes que encontraram condições ideais para o kite e Wind surf na região) e o “inverno”, de Fevereiro a Junho, com a temporada de chuvas. O vento não é brincadeira, porque quando venta, é bemmm forte (daqueles que levam chapéu, boné sem dó e fazem a areia machucar a pele), mas o lado bom disso é o calor que fica mais ameno e quem pratica esportes como kite e wind surf faz a festa!

Já a temporada de chuvas é essencial para encher as lagoas, as grandes joias de Jeri, de águas transparentes e deliciosas para banho. A temporada de chuva começa em meados de Janeiro (já nessa época o céu fica com mais nuvens, e chuvas a noite e pela manhã são comuns), se intensifica em Março e Abril, e começa a diminuir em Maio, quase zerando em Junho. Assim, vale a pena ir para Jeri durante o “verão” da região, para aproveitar as lagoas que encheram durante o “inverno” e os ventos que permitem a prática de esportes náuticos. Uma observação importante: em Dezembro, Janeiro, Julho e Agosto é altíssima temporada em Jericoacoara, já que é época de férias escolares no Brasil e na Europa. Jeri nesses meses, e em feriados, lota mesmo, então para curtir a vila com mais tranquilidade, o ideal é ir fora desses períodos. Obs: É em Julho que o por do sol coincide com a abertura da Pedra Furada, outra grande atração de Jeri. Então se você fizer questão se ver esse espetáculo, Julho, mesmo que na alta temporada, é o mês para se ir em Jeri.

Considerando então as condições naturais e o custo x benefício, idealmente é melhor ir para Jericoacoara em Junho, Setembro, Outubro ou Novembro (sempre fugindo dos feriados). 

VAMOS PRA JERI? Temos uma equipe sempre de plantão para lhe atender!

Aproveite essa super promoção:

Fortaleza/CE

PACOTE 07 NOITES: JERICOACOARA + FORTALEZA /CE


Comentários