Blog

COMO FAZER A ROTA DAS EMOÇÕES? Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses

COMO FAZER A ROTA DAS EMOÇÕES? Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses

Categoria: Dicas de Viagem

Olá, hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre um dos roteiros mais famosos do Nordeste Brasileiro, a Rota das Emoções. Já tinha ouvido falar sobre ela?

Trata-se de um roteiro que integra 3 Estados (Ceará, Piauí e Maranhão) e te propõe uma grande imersão na natureza exuberante, veja abaixo o mapa do roteiro:

Agora já se perguntou por que ROTA DAS EMOÇÕES?

São tantas coisas para ver e lugares para visitar, que o Sebrae e o Ministério do Turismo articularam os prestadores de serviços turísticos de Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara para criar um projeto para turistas que gostariam de reunir alguns dos mais incríveis destinos do Nordeste em uma só viagem. Esse roteiro único, considerado um dos melhores e mais bem estruturados do Brasil, integra três estados e cerca de dez municípios, como Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, São Luís, Fortaleza, Barra Grande, Tutóia, entre muitos outros. O resultado foi um sonho de viagem para qualquer turista criando um pacote com lençóis maranhenses e jericoacoara e muitos outros atrativos para conhecer entre os dois.

A viagem pode começar por São Luís, no Estado do Maranhão, ou em Fortaleza, no Ceará, além disso, todo deslocamento entre os destinos é feito em transporte 4x4, onde é possível contemplar paisagens de tirar o folego, que proporcionam muita emoção aos seus visitantes.   

Lençóis Maranhenses

Paraíso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra a Rota das Emoções. As dunas, comuns nessa região do país, são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘deserto’ gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre.

LAGOAS DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Aproveite essa super promoção:

Barreirinhas/MA

ENCANTOS DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Delta do Parnaíba

Seguindo o roteiro, você conhecerá um dos mais famosos deltas (foz de um rio que se subdivide em vários braços, formando um triângulo semelhante à letra grega que dá nome ao fenômeno) do Brasil. Está situado entre os estados do Maranhão e Piauí, tendo em Parnaíba sua porta de entrada, e sua paisagem é composta por espelhos d’água, lagoas, praias, animais silvestres e mangues e dunas em contraste com as ilhas, sendo possível fazer passeios de barco para conhecer toda a região desse santuário ecológico. Esse é um pedacinho não tão conhecido pelos turistas, mas é um dos passeios da Rota das Emoções que mais impressionam. São mais de 70 ilhas, sendo as Ilhas do Caju e Canárias as principais delas, na última existem restaurantes, pousadas e uma vila de pescadores.

DELTA DO RIO PARNAÍBA

Jericoacoara

Logo após a jornada segue até o Ceará, onde finalizaremos o roteiro na belíssima Jericoacoara, uma antiga vila de pescadores que hoje é considerada a quarta melhor praia do mundo inteiro e foi até transformada em Parque Nacional. Por aqui, você poderá praticar o windsurf e kitesurf também, pois é outra região conhecida por seus bons ventos, além de descansar em suas praias e lagoas de água doce, subir ao topo da Duna do Pôr-do-Sol para assistir ao espetáculo e ainda fazer uma tranquila caminhada até a Pedra Furada, formação rochosa em forma de arco, um verdadeiro paraíso.

Inclusive, com o objetivo de preservar (a exemplo de Fernando de Noronha), o governo local institui recentemente uma taxa que todo turista deve pagar por dia em Jericoacoara, saiba mais lendo nosso artigo: Taxa ambiental será cobrada em Jericoacoara .

Recaptulando, se começar a Rota das Emoções pelo Maranhão, recomendamos no mínimo:

  1. São Luiz - MA(1 noite)
  2. Barreirinhas - MA (2 noites)
  3. Parnaíba - PI (2 noites)
  4. Jericoacoara - CE (2 noites)

Agora se começar pelo Ceará:

  1. Fortaleza - CE (1 noite)
  2. Jericoacaora - CE (2 noites)
  3. Parnaíba - PI (2 noites)
  4. Barreirinhas - MA (2 noites)
  5. São Luis - MA (1 noite)

Obviamente pode-se ficar mais ou menos dias em cada destino, depende de cada perfil, mas garantimos que você voltará transformado após realizar esse roteiro. Além das cidades mencionadas na lista (que serão base para hospedagem) o roteiro ainda reserva muitas emoções em seu entorno, vale muito a pena conferir.

Para finalizar, caso queira conhecer apenas um desses destinos, também é totalmente viável. De toda forma, explore as riquezas do nordeste. 

7 DICAS PRA VOCÊ APROVEITAR 100% DO SEU PASSEIO NA ROTA DAS EMOÇÕES:

1) Leve roupas leves, repelente, óculos de Sol, chapéu, muito protetor solar. Você irá passar a maior parte dos passeios exposto ao sol, que é uma das principais belezas da rota das emoções. Não se esqueça de tomar muita água, leve sempre uma garrafinha de água nos passeios e obrigue-se a consumir bastante líquido.

2) Você terá trechos de travessia de rios e o transporte ocorre em veículos off-road, faça o possível para reduzir o tamanho da sua bagagem.

3) Programe sua viagem com antecedência, o roteiro envolve pernoites em diferentes hospedagens e uma gama muito grande de passeios. Quanto antes nos procurar, maior a chance de ter todas as opções à sua disposição.

4) Em algumas localidades não existem agências bancárias e caixas eletrônicos. O uso do cartão de crédito também é limitado em alguns destinos. Peça orientações ao seu guia logo no início da viagem para se planejar em Fortaleza ou São Luís.

5) Para aproveitar o melhor da Rota das Emoções, é aconselhável separar ao menos 8 dias para o passeio. São muitas belezas, por isso, se puder, fique mais tempo. Temos sempre um consultor online para lhe orientar em nosso chat ou pelo tel: 4020.2123

6) Se quiser ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses cheias, o ideal é ir logo após a época das chuvas. Evite Novembro a Janeio se a idéia é nadar nas principais lagoas.

7) A Rota das Emoções é um passeio tranquilo, recomendado para todas as idades.

 

Se gostou, deixa seu comentário :D 

 


Comentários